pt Português
en Englishfr Frenchit Italianpt Portuguêsru Russianes Spanish
Bom Jesus do Norte – Região do Caparaó Capixaba

A região que hoje é Bom Jesus do Norte, até 1903, data de sua emancipação, pertencia ao município de São José do Calçado.

No século XIX, os colonizadores cronel José Dutra Nicácio, José Francisco de Melo, José Lima da Silveira, Marciano Lúcio e Caboclo Valério, em busca de terras para trabalhos agrícolas chegaram à região, situada às margens do Rio Itabapoana, fundando então um pequeno povoado, que veio a formar a cidade de Bom Jesus do Norte. No ano de 1911 o povoado foi considerado distrito sobre a denominação de Bom Jesus do Jardim.

Em 1914 ocorreram mudanças na região com a criação do “Ordem e Progresso Futebol Clube” e a Inauguração da Estação da Estrada de Ferro do Itabapoana. O primeiro terminal de uma estrada de ferro chegou à região em 1879, com a Rede Ferroviária Carangola-Santo Eduardo. O outro foi em 1883, a Estação Porto Alegre que deu origem ao povoado de Itaperuna, contando com a presença de D. Pedro II em sua inauguração. Em 1892 foi construída a ponte sobre o rio, ligando Santo Eduardo à Ponte do Itabapoana, o que fez com que os trilhos fossem ligados a Cachoeiro do Itapemirim. Da estação de Ponte do Itabapoana os trilhos seguiram para o povoado de Boa Vista, em 1896. A Estrada de Ferro do Itabapoana funcionou até o final dos anos 1940 e início da década de 1950.

Em novembro de 1938 pela Lei nº 9.941 passou a denominar-se Bom Jesus do Norte, por estar ao norte do Rio Itabapoana. Em dezembro de 1963 a Lei nº 1911 tornou o território, agora desmembrado de São José do Calçado, município. Sua instalação se deu no dia 9 de abril de 1964.

Atrativos naturais de
Bom Jesus no Norte:


Galeria de Fotos